(+258) 85 30 30 30 7 | 86 30 30 31 7 | 21 42 25 97
Av.Mao-Tse-Tung, 997 | Maputo | Moçambique
Domingo - Das 08:00 h - às 14:00 h
A pele, o maior órgão do nosso corpo, é caracterizada como essa estrutura elástica, que apesar de flexível, também é muito resistente, protegendo assim toda a superfície do nosso corpo. Além disso, a sua grandeza não se dá apenas pela sua extensão, mas também pelas inúmeras funções que ela acumula, tais como controle da temperatura e humidade do corpo, além de nos proteger contra infecções e agentes externos.
Esse órgão tão complexo possui variações que são determinadas pela genética que cada um de nós carrega, porém, fatores tanto externos quanto internos são capazes de mudar o estado da nossa pele.
A pele normal é caracterizada por ser uma pele extremamente equilibrada. Sua textura normalmente é fina, flexível, macia e aveludada. Por possuir a quantidade exata de hidratação e oleosidade, acaba sendo a que exige menos cuidados.
Geralmente, não apresenta muitas manchas e nem o aparecimento de espinhas. Por ser balanceada, os poros da pele normal são pequenos e impercetíveis.
Como tudo que está em perfeito equilíbrio, a pele normal é o tipo de pele menos recorrente na fase adulta.
Porém, quando somos crianças, aquela pele de bebê que todo mundo acha linda, é a famosa pele normal, ou cientificamente conhecida como eudérmica.
A pele oleosa (pele lipídica) é caracterizada pela alta produção de sebo. Esse excesso de oleosidade fica acumulado no interior dos poros, tornando-os mais dilatados e, portanto, mais visíveis. Essa produção alta de gordura pode ter como causa fatores como mudanças hormonais, efeito colateral de medicamentos etc.
Por conta desses fatores, a pele oleosa é a que possui maior tendência a desenvolver a famosa e odiada acne. Existem dois tipos de acne: a retencional, que forma os aqueles cravos tanto pretos como brancos, e a inflamatória, que é a espinha de fato na pele oleosa, é comum o aparecimento dos dois tipos de acne. Por isso, tratamentos para controlar o excesso de oleosidade também tendem a diminuir o aparecimento de espinhas e cravos.
Nesse tipo de pele, as acnes aparecem não só no rosto, mas também na região das costas, colo e peito.
A pele seca tem como traço mais marcante a incapacidade de reter a quantidade de água necessária. Isso ocorre porque a pele seca não possui os fatores de hidratação naturais (aminoácidos, ureia e ácido lático) que auxiliam na retenção da água, na elasticidade e firmeza da pele, assim acaba ficando mais desidratada.
A retenção de água também se dá pela presença de lipídios, porém a pele seca produz pouco sebo e, portanto, tem poucos lipídios. Assim, não há volume de água suficiente, resultando em uma textura mais áspera e opaca. É comum, também, que os poros sejam pequenos e pouco visíveis.
Por todas essas características, a pele seca é a que possui maior propensão a sofrer com o envelhecimento precoce, como rugas e linhas de expressão, além de ser normal o aparecimento de micro rachaduras de todos os tipos de pele, a seca é a que requer mais cuidados.
Ela ainda pode se dividir em subcategorias: seca, muito seca e extremamente seca. Essas subcategorias só se diferenciam quanto à intensidade das características da pele seca.
Fonte do Artigo